segunda-feira, 23 de setembro de 2013

História e Evolução dos Microprocessadores

ÁBACO - 3000 AC.


3000 anos antes de Cristo começou a surgir o Ábaco, não se tem a certeza onde surgiu mas vários historiadores relatam que foi na Mesopotâmia, pelo menos na sua forma primitiva e depois de os chineses e os romanos o aperfeiçoarem.
O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, cor respondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente porém não era programável. logo não se podia considerar efetivamente um computador. 




 CARTÃO PERFURADO - 1801

Conforme os furos no cartão a máquina realizava diferentes ações, esta tecnologia foi desenvolvida para automatização dos teares têxteis por joseph-Marie Jacquard.



VÁLVULAS DE VÁCUO - 1943


Em 1943 aplicaram-se as válvulas de vácuo aos computadores permitindo substituir os anteriores interruptores, aumentando a rapidez de comutação (igual ao que hoje entendemos pela velocidade do processador),  na época a maior parte da indústria continuou trabalhando no aperfeiçoamento das válvulas, obtendo modelos menores e mais confiáveis. Porém, vários pesquisadores, começaram a procurar alternativas menos problemáticas.



TRANSÍSTOR - 1952


Este primeiro transístor era relativamente grande, mas não demorou muito para que este modelo inicial fosse aperfeiçoado. Durante a década de 50, o transístor foi gradualmente dominando a indústria, substituindo rapidamente as problemáticas válvulas. Os modelos foram diminuindo de tamanho, caindo de preço e tornando-se mais rápidos. Alguns transístores da época podiam operar a até 100 MHz. Claro que esta era a freqüência que podia ser alcançada por um transístor sozinho, nos computadores da época, a freqüência de operação era muito menor, já que em cada ciclo de processamento o sinal precisa passar por vários transístores.



























































Nenhum comentário:

Postar um comentário